Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioProcurarÚltimas imagensSinopsesRegistarEntrar

 

 Comentários - 10ª temporada

Ir para baixo 
+14
Flávia da Silva Soares
ALVA CÉLIA
Roberto2012
Virginia Landon
Penny
Bruno ATQ
crica
Silvia
cristiane
sol cartwright
alda smith
monica_carolina
Maria Vaz
18 participantes
Ir à página : Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21 ... 30 ... 40  Seguinte
AutorMensagem
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 3:44 pm

Gê escreveu:
Alda, vou confessar uma coisa, se aparece o Joe, nem me importa de a história é chata, boba

ou se foi escrita por William Shakespeare Rindo Rindo Rindo Rindo Rindo

Eu adorei isso!!!! Rolando de rir Rolando de rir Rolando de rir
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 3:46 pm

alda smith escreveu:
Gê escreveu:
Coração batendo fort Eu gostava muito do ator Jean Michael Vincent de um seriado que assistia quando era

garota, Águia de Fogo. Mas e você Maria, de que mais gostou nesse episódio?

( ) Da carinha linda de Joe

( ) Do bumbum lindo de Joe

( ) Do Willy não ter se manifestado pra chatinha

( ) Todas as respostas anteriores

O episódio de hoje, se obedecer a sequência, é do mesmo tipo do de ontem. Só vale pela

presença do lindinho. O seguinte The Fence ele nem aparece e no último finalmente será

com Joe. Coração batendo fort


Todas as respostas anteriores. Rindo Rindo

Idem!!!! Joia! Joia! Joia!
Ir para o topo Ir para baixo
alda smith
Rancheiro
Rancheiro
alda smith


Mensagens : 2640
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 45
Localização :

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 4:16 pm

Maria Vaz escreveu:
Gê escreveu:
Alda, vou confessar uma coisa, se aparece o Joe, nem me importa de a história é chata, boba

ou se foi escrita por William Shakespeare Rindo Rindo Rindo Rindo Rindo

Eu adorei isso!!!! Rolando de rir Rolando de rir Rolando de rir








Concordo em genero, numero e grau. Rolando de rir Rolando de rir Rolando de rir Rolando de rir
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 4:29 pm

Pois é, né?? Mas vcs não responderam à múltipla escolha que eu tinha deixado!!! Caubói armado
Ir para o topo Ir para baixo
alda smith
Rancheiro
Rancheiro
alda smith


Mensagens : 2640
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 45
Localização :

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 5:04 pm

Maria Vaz escreveu:
The Unwanted



Por fim, uma pergunta: A menina era chatinha assim porque:


( ) 1- Estava revoltada porque entrou no seriado e não contracenou romanticamente com Little Joe
( ) 2- Willy nem piscou pra ela
( ) 3- Estava na TPM
( ) 4- Estava precisando desesperadamente conhecer algum parente de Willy
( ) 5- Todas as respostas acima


Todas as alternativas estão corretas.

eu não tinha visto amiga.
Ir para o topo Ir para baixo

Rancheiro
Rancheiro
Gê


Mensagens : 1560
Data de inscrição : 13/04/2012
Localização : rio de janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 6:34 pm

Coração batendo fort Obviamente TODAS AS RESPOSTAS ANTERIORES.

Que garota azarada, não é mesmo? Conseguir participar de um episódio de Bonanza e não

dar nem um beijinho no Joe! Beijo!
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 7:19 pm

Gê escreveu:
Coração batendo fort Obviamente TODAS AS RESPOSTAS ANTERIORES.

Que garota azarada, não é mesmo? Conseguir participar de um episódio de Bonanza e não

dar nem um beijinho no Joe! Beijo!

Rolando de rir Foi isso que eu pensei!! Rolando de rir Tinha que ficar de mau humor, né??? Caubói armado
Ir para o topo Ir para baixo
Penny
Administração
Administração
Penny


Mensagens : 1904
Data de inscrição : 29/07/2011
Localização : MG

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 10:01 pm

Gente, eu não vim aqui para comentar aquele The Unwanted porque eu achei o episódio chato pra caramba... De mau A menina era muito chata e impulsiva, pqp. Bleh!
Mas também confesso que a atriz Bonnie Bedelia trabalha super bem (ela ainda está viva e trabalhando em algumas séries recentes com pontas, como por exemplo Parenthood).
Outra coisa que eu sei sobre ela é que... Pasmem Joe Girls: ela interpretou a tal Alice Harper, a mulher com quem o Little Joe se casa no episódio Forever:

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Forever_zpse5f299ac Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Forever4_zps9618f015 Comentários  - 10ª temporada - Página 20 141800_zps5c33a71e Comentários  - 10ª temporada - Página 20 3793-14-1_zpsa94c51dc


Ir para o topo Ir para baixo
https://bonanzabrasil.forumeiros.com/
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 10:16 pm

É isso mesmo Penny!!! Não quero ver!

Eu sabia que eu conhecia essa garota de algum lugar, cheguei a dar uma pesquisada, mas encontrei esse tal Parenthood, que nunca ouvi falar, e não me aprofundei!!!! Não quero ver! Devia ter pesquisado nos próprios sites de Bonanza!!! Piscadela Ou ter tido uma memória melhor, afinal, Forever é um dos episódios mais populares, e eu já vi muitas e muitas vezes!!!!! Não dava pra não ter lembrado!!! Olho roxo

Mas eu não disse que ela não trabalhou bem, pode ver no meu comentário, ao contrário, achei até que tinha uma expressão incrível! Joia!

Só achei o personagem muito chato!!! De mau

Mas essa agora me deixou apatetada!! Não quero ver! Pra não dizer super despeitada!!!! Caubói armado

Eu aqui, me regozijando, só porque a moça tinha conseguido ser escalada pra Bonanza e não tinha conseguido tirar nehuma casquinha de Little Lindo, e nem lembrando que a peruazinha voltou em grande estilo, e não só tirou uma casquinha, mas simplesmente DESCASCOU!!! Não quero ouvir! Não quero ouvir! Não quero ouvir!

Ai que ódio dessa guria!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bravo
Ir para o topo Ir para baixo

Rancheiro
Rancheiro
Gê


Mensagens : 1560
Data de inscrição : 13/04/2012
Localização : rio de janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 10:24 pm

É verdade Penny, sabia que ela não me era estranha mas não lembrei mesmo que era

a Alice.

Ir para o topo Ir para baixo
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySex Jan 25, 2013 10:44 pm

Speak No Evil

É impressão minha ou aquele ator que interpretou o "menino abandonado pela mãe" parecia bem crescidinho para o papel??? Caubói armado Ou não??

Eu achei ele com uma carinha meio de velho... De mau

Enfim, tirando a má escolha desse ator para o papel, no meu entendimento, que fique claro, tb na minha opinião, o episódio trouxe uma história interssante, que mostra, de certa forma, como age a maioria das pessoas, sob certas circunstâncias! Parece um tema batido, mas é bem real, e cansa de acontecer todos os dias!!!

Eu achei muito bonitinho o Hoss ainda reconhecer que Pa tinha melhor condição de avaliar toda aquela questão... Apaixonado afinal, Pa é o cara!!! Joia! Quem não queria tê-lo por perto pra resolver todos os problemas?? Piscadela Pois eu queria, até hoje, Adoro e olha que eu já passei da idade de Hoss, hein??? Rindo

Mas a melhor cena aconteceu quando eu já não esperava por mais nenhuma grande emoção!!! Ahh Ahh Ahh

Aposto que toda JoeGirl saberá dizer qual foi!!!! Baba Baba Baba Nem me preocupei em fazer minha cap, ainda, pq acho que todas farão!! Eu amo roça
Ir para o topo Ir para baixo

Rancheiro
Rancheiro
Gê


Mensagens : 1560
Data de inscrição : 13/04/2012
Localização : rio de janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySáb Jan 26, 2013 12:03 am

Coração batendo fort Hoss defendendo Joe na briga é a única parte que prestei atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
sol cartwright
Rancheiro
Rancheiro
sol cartwright


Mensagens : 2074
Data de inscrição : 17/09/2012
Localização : São Paulo

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySáb Jan 26, 2013 7:55 pm

gente eu fiz caps do episodio speak for Devil e confesso que eu não curti muito esse episódio nem esse
e nem o da menina que queria fugir com um rapaz achei o bem chato e a menina tem cara
de ser aquelas mimada bem chata que ning suporta Duh Duh Duh
ela daria um par certinho Pro Candy vcs não acham meninas? Gargalhada Gargalhada Gargalhada Gargalhada Gargalhada Gargalhada
mais vamos as caps do episodio do menino que perdeu o pai e que fica com um ódio da mãe sendo que ela nem sabia
o que tinha acontecido com o marido e com o filho
o que um ganacioso faz pra não ficar com uma parte da Herança não é mesmo Duh Duh Duh

é Impressão Minha ou o Free Willy tava querendo aparecer tbém Delicious
Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil0


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil1


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil2


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil3


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil4


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil5


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil6


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil7


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil8


Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Bonanzaspeakforevil9


espero que gostem das minhas caps meninas Adoro Adoro Adoro Adoro Adoro
Ir para o topo Ir para baixo
http://bonanzathecartwright.tumblr.com/
alda smith
Rancheiro
Rancheiro
alda smith


Mensagens : 2640
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 45
Localização :

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySáb Jan 26, 2013 9:10 pm


Eu não vi todo o episódio e suas caps são justamente do que eu não vi.

Amei. obrigada.


Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySáb Jan 26, 2013 11:35 pm

Nossa!!! Nas nuvens Nas nuvens Nas nuvens Que caps mais lindas!!! Bravo!

Sol, olhando o eísódio pelas suas caps, ele está bem mais emocionante!!! Joia! Rindo
Ir para o topo Ir para baixo
monica_carolina
Cidadão de Virginia City
Cidadão de Virginia City
monica_carolina


Mensagens : 14328
Data de inscrição : 14/04/2012

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySáb Jan 26, 2013 11:48 pm

Sol amei suas caps Coração batendo fort Coração batendo fort Coração batendo fort
São lindas demais Bravo! Bravo! Bravo! Bravo!
obrigada amiga Bravo! Bravo! Bravo! Bravo!
Ir para o topo Ir para baixo
monica_carolina
Cidadão de Virginia City
Cidadão de Virginia City
monica_carolina


Mensagens : 14328
Data de inscrição : 14/04/2012

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySáb Jan 26, 2013 11:50 pm

Joe ficou sexy ontem não acham? Baba Baba Baba Baba
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySeg Jan 28, 2013 2:31 pm

Dá pra notar claramente, nessa primeira foto, que não é o Dan interpretando o Hoss, e sim um dublê! Piscadela Rindo
Ir para o topo Ir para baixo
alda smith
Rancheiro
Rancheiro
alda smith


Mensagens : 2640
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 45
Localização :

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptySeg Jan 28, 2013 3:05 pm

Eu assisti a reprise hoje.

Que episódio chato. De mau De mau De mau
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptyTer Jan 29, 2013 3:41 pm


The Fence

Pior foi esse episódio de ontem, que tinha uma fotografia linda, e foi totalmente desperdiçado!! Scorn

Já imaginaram a gente naquela cabana com Little Joe??? Com toda aquela neve lá fora??? Travesso Travesso Travesso

E ele nem apareceu!! Quase choro

Ou melhor, segundo o pessoal da página MichaelLandon.yoteamo, a melhor cena de ontem esteve nos créditos na abertura do episódio!! Gargalhada Gargalhada Gargalhada

Pelo menos ali nós vimos nosso baby!! Apaixonado Apaixonado Apaixonado

Mas não foi só porque Joe não apareceu que eu não gostei. De mau

Muito estranho esse episódio! Hoss tá lá fora, Ben ouve um tiro, e não tá nem aí????
Que coisa mais estranha!!!
Depois fica sabendo que Hoss foi só capturado mas não está ferido...
Mas isso tudo acontece sem emoção! Era pra Ben estar super nervoso só de imaginar seu filho do meio ferido!!!!
Não gostei!! De mau

E que moça feia que foram arrumar pra fazer o papel daquele filha, hein?? Não quero ver!

Depois, o tal do Coronel, ainda vai embora e deixa o sobrinho dele pra mulher terminar de criar!! Só o que faltava! Caubói armado
Tá certo que ela podia estar na maior seca, mas daí a pegar o moleque, já é demais!! Piscadela Rindo
O pobrezinho vai ficar traumatizado!! Não quero ver! Rolando de rir

Mas atenção galera, pois o episódio de hoje promete muita emoção!! Yay! Yay!

Tem muita gente que fala super mal dessa ou daquela temporada.
É óbvio que eu tenho as minhas favoritas, e esta, não está entre elas.
Mas daí a dizer que não valeu a pena, eu acho meio demais!´
Esses últimos episódios foram realmente super chatos, mas tivemos bons episódios também!
Assim como em todas as temporadas!

Eu continuo achando que essa décima temporada já teria valido, só pelo episódio "Different Pines, Same Wind", que para mim, é uma preciosidade!
Mas como eu disse, tivemos também outros bons episódios, e um desses é o que iremos ver hoje, para fechar a temporada em bom estilo!
Fiquem atentas!! Não chega a ser uma preciosidade como o que acabei de mencionar, mas tem muito do que as JoeGirls gostam de ver!!!
Joia!
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptyTer Jan 29, 2013 10:30 pm

A Ride In The Sun


Devo dizer que eu adorei esse episódio! Apaixonado Apaixonado Apaixonado Um excelente fecho para essa temporada!!! Adoro

Aquela conversa na casa do rancho, em frente à lareira, com a presença de Pa, sempre me acalma! Lareira

Mas foram tantas as cenas de Little Lindo Joe maravilhoso, que ainda estou meio tonta!!!!! Delirando

Lindooooooooooooooooooo!!!! Love! Love! Love! Love! Love!

Muitos closes pra ver!! Ahh Ahh Ahh Ahh Ahh Ahh E por vir!!!!! Piscadela Amo gatos!

Aguardando muitas caps de todas vocês! Joia! Joia! Joia! Joia!

Amanhã vou trazer as minhas também!!! Piscadela
Ir para o topo Ir para baixo

Rancheiro
Rancheiro
Gê


Mensagens : 1560
Data de inscrição : 13/04/2012
Localização : rio de janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptyQua Jan 30, 2013 12:44 am

Sabia que Little Joe não ia desistir até pegar os bandidos que feriram Pa. Ainda arrastou asa pra

bandida. Não quero ver! Viram porque o feioso do Candy não apareceu? É que emprestaram a roupa dele

pro bandido Rindo Rindo Rindo
Ir para o topo Ir para baixo
monica_carolina
Cidadão de Virginia City
Cidadão de Virginia City
monica_carolina


Mensagens : 14328
Data de inscrição : 14/04/2012

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptyQua Jan 30, 2013 12:49 am

amigas Joe tava mto bonito hoje Nas nuvens Nas nuvens Nas nuvens Nas nuvens Nas nuvens
Aguardo as caps de vcs Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket

Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket
Ir para o topo Ir para baixo
alda smith
Rancheiro
Rancheiro
alda smith


Mensagens : 2640
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 45
Localização :

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptyQua Jan 30, 2013 7:17 am

Suas caps estão maravilhosas amiga.

Essa ultima nem se fala Delirando Delirando Delirando
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Vaz
Moderação
Moderação
Maria Vaz


Mensagens : 15708
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Rio de Janeiro

Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 EmptyQua Jan 30, 2013 2:31 pm

Lindas caps Moniquinha!!! Grande abraço

Eu adorei a primeira! Fan girl Fan girl Fan girl

Adoro quando ele faz essa carinha de safadinho!!! Travesso

Será que vocês notaram que ontem nosso Joe estava usando cueca???? Piscadela

Reparem só!! Por isso aquele bumbum lindo estava tão presinho, tadinho, Preso e não dava pra gente ver as bochechas bem delimitadas e fofinhas!! Quase choro

Mesmo assim, a bundinha estava gostosa, Ooops! mas eu prefiro quando fica mais soltinha, em 3D, pra gente ver melhor o volume e as formas perfeitas!!! Baba




Última edição por Maria Vaz em Qua Jan 30, 2013 2:42 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty
MensagemAssunto: Re: Comentários - 10ª temporada   Comentários  - 10ª temporada - Página 20 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Comentários - 10ª temporada
Ir para o topo 
Página 20 de 40Ir à página : Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21 ... 30 ... 40  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Comentários - 7ª temporada
» Comentários - 12ª temporada!!!
» Comentários - 9ª temporada
» Comentários - 9ª temporada
» Comentários - 11ª temporada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Bonanza Brasil :: Arquivos do Rancho-
Ir para: